sexta-feira, 26 de maio de 2017

Participação do Grupo PET 2017 na audiência publica em Porto Alegre/RS, no Teatro Dante Barone, no Palácio Farroupilha.

Os recursos minerais são de extrema importância para o desenvolvimento de um determinado local. Os minerais são utilizados como matéria-prima para diversos segmentos do setor industrial, construção civil, além de serem aproveitados como fontes energéticas. No entanto, a extração dos minerais desencadeia uma série de problemas socioeconômicos, afetando diretamente a natureza e a qualidade de vida da população.
Apesar de existirem normas ambientais para a realização das atividades mineiras, as áreas exploradas sofrem modificações irreversíveis. A abertura de imensas crateras para a extração mineral altera o relevo e retira a cobertura vegetal, podendo causar grandes erosões. Depois de exploradas, algumas áreas são abandonadas sem o devido cumprimento das normas ambientais. (FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e.)
Visando esses problemas constatados os ambientalistas da região Sul estão unidos lutando por uma causa, essa a de mineração em Caçapava do Sul que tem muito próximo desse local um dos mais importantes corpo hídrico do Rio Grande do Sul o Rio Camaquã que abastece diversos municípios da região e deságua na Laguna dos Patos.
Um dos maiores problemas que nós ambientalistas encontramos foi a falta de transparência por parte da empresa que irá gerir o empreendimento a Votorantim Metais, pois seu EIA (Estudo de Impacto Ambiental) é muito falho e não prevê um monte de riscos e espécies mal catalogadas neste estudo.
Não queremos um novo caso de acidente por atividade mineira como ocorreu em Mariana/MG correto? Com isso o Grupo PET junto ao corpo acadêmico da FURG participou da audiência Pública que ocorreu em Porto Alegre no dia 19 de Abril de 2017, numa quarta-feira, em Porto Alegre, no Teatro Dante Barone, no Palácio Farroupilha, ocorreu, a partir das 10h, a audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa que debateu o empreendimento da Votorantim Metais Holding, na região de Caçapava do Sul. Com o tema “Riscos e perspectivas do projeto Caçapava do Sul, da Votorantim Metais, para a Bacia Hidrográfica do rio Camaquã e para o Bioma Pampa”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário